4 doenças mais comuns no morangueiro

Na produção de morangos, o controle de doenças é de fundamental importância para o sucesso do investimento

4 doenças mais comuns no morangueiro

“Na produção de morangos, o controle de doenças é de fundamental importância para o sucesso do investimento. O grande segredo, para quem quer iniciar o plantio desta cultura corretamente, está no uso de mudas sadias. Esta medida é de fundamental importância, uma vez que se consegue fazer o controle de vírus, fungos, bactérias e protistas”, afirma Dalmo Lopes de Siqueira, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Profissionalizante de Produtor de Frutas.

1. Antracnose


A Antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum acutatum, que ataca os ramos e os frutos do morangueiro, e pelo fungo Colletotrichum fragariae, que ataca as raízes do morangueiro. Em ambos os casos, eles acometem a plantação de morangos especialmente no período chuvoso, com temperatura (24°C ou mais) e umidade elevadas. A disseminação dos fungos ocorre pelo impacto das gotas de chuva nas plantas.

No caso do Colletotrichum acutatum, ele causa lesões negras alongadas nas hastes da planta, o que resulta no estrangulamento e consequente morte do morangueiro. Já nos frutos (morangos), o fungo causa lesões arredondadas e profundas, com cor vermelho escura.

2. Mycospherella


O fungo Mycospherella causa uma doença fúngica no morangueiro, que resulta em lesões pequeninas com cor branca e halos avermelhados. Quando em estágio avançado, o fungo torna as folhas do morangueiro amareladas, com consequente envelhecimento foliar, o que impacta negativamente no desenvolvimento da planta. O Mycospherella também é disseminado pelo impacto das gotas da chuva na planta.

3. Oídio


Quando o fungo Oídio contamina o morangueiro, surgem micélios brancos superficiais na parte inferior das folhas da planta. Com o avanço da doença fúngica, os micélios aumentam de tal forma que as bordas das folhas se curvam para cima. Posteriormente, ocorre necrose com cor vermelho escura nas áreas infectadas pelo Oídio. Esses micélios também rompem a epiderme dos morangos maduros, o que resulta em uma coloração branca nos frutos.

Diferentemente dos demais fungos que acometem o morangueiro, o Oídio é disseminado rapidamente pelo vento e em condições de baixa umidade (de 75% a 99%). Esse fungo concentra o ataque nos tecidos tenros do morango. Adubações com altos níveis de nitrogênio aceleram o desenvolvimento do Oídio.

4. Phytophthora


O protista Phytophthora se desenvolve na plantação de morango quando o solo apresenta alta umidade e as condições climáticas tendem a temperaturas elevadas. O alvo do ataque é a coroa do morangueiro, até causar, atrofiamento e morte da planta. Nos frutos, esse protista causa necrose escura e endurecida. Assim como nas demais doenças do morangueiro, o controle químico é a melhor medida.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Produtor de Frutas

Produtor de Coco

Irrigação

Fonte: Revista Campo & Negócios

Por Andréa Oliveira

 

Andréa Oliveira 18-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.