6 cuidados essenciais com o cordeiro neonato

Os cuidados com o cordeiro têm início quando no ventre da ovelha e se estendem até o desmame

6 cuidados essenciais com o cordeiro neonato

A gestação da ovelha dura cerca de 147 dias, sendo as 6 últimas semanas críticas, pois o cordeiro apresenta em torno de 80% do seu peso final. Para que ambos recebam os nutrientes adequados nesse terço final de gestação, o manejo nutricional deve ser criterioso para que o cordeiro nasça com vigor e a ovelha apresente boas condições corporais ao parto, além de produzir leite em qualidade e quantidade ideais para o neonato.

Na verdade, “os cuidados com o cordeiro têm início quando no ventre da ovelha e se estendem até o desmame”, ressalta Edson Ramos de Siqueira, zootécnico e professor do Curso CPT Profissionalizante Criador de Ovinos. Como o cordeiro nasce com reservas energéticas, que duram cerca de oito horas, ele deve receber o colostro da mãe nessas primeiras horas para garantir a sua vitalidade e imunidade.

1. Importância do colostro


Nas primeiras 8 horas após o nascimento, o cordeiro deve ingerir o colostro para que as imunoglobulinas sejam melhor absorvidas pelo organismo do animal. Esses anticorpos protegem o neonato de doenças que podem até mesmo levá-lo à morte. Se a ovelha rejeitar o filhote inicialmente, ele deve receber o colostro doado por outra ovelha.

2. Pesagem


A pesagem do cordeiro recém-nascido determina as probabilidades de o animal vingar (ou não). Quanto maior o peso do animal, maiores as chances de o neonato se tornar um animal vigoroso e saudável. O procedimento também ajuda na seleção das melhores ovelhas. Geralmente, as que geram filhotes mais pesados são grandes produtoras de leite.

3. Caudectomia


Na técnica conhecida como caudectomia, a cauda do cordeiro com 3 a 10 dias de vida é cortada para cicatrizar mais rapidamente. Normalmente, o procedimento é indicado para raças de ovinos lanados e reprodutores. O principal objetivo é permitir que o tratador higienize os animais com mais facilidade.

4. Corte do cordão umbilical


O corte do cordão umbilical é realizado assim que o cordeiro nasce. Entretanto, o procedimento deve ser realizado quando o cordão estiver mais firme. O corte deve ser feito com tesoura esterilizada a 3 centímetros o umbigo do cordeiro neonato. O local deve ser imediatamente desinfetado com iodo.

5. Desmame


O desmame do cordeiro ocorre aos 45 dias de vida. Entretanto, em regiões com muitas ocorrências de chuva, o ovinocultor deve antecipar o desmame para evitar que o animal seja acometido por verminoses.

6. Controle de doenças


Para um controle de doenças eficiente, o ovino recém-nascido deve receber uma dieta balanceada e suplementação mineral. Além disso, o local de criação deve ser limpo e desinfetado. Já os ovinos doentes devem ser isolados dos demais para não disseminar a doença. Sem falar da obrigatoriedade de se proceder às vermifugações e vacinações periódicas dos ovinos adultos e cordeiros.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Criador de Ovinos

Criador de Cabras

Suinocultor

Fontes: MF Rural & Milk Point

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 28-10-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.