Aprenda a alimentar galinhas poedeiras

São três os programas alimentares a serem seguidos pelo avicultor na criação de galinhas poedeiras

Aprenda a alimentar galinhas poedeiras

“Aproximadamente, 70% do custo de produção de galinhas poedeiras está ligado à alimentação. Sendo assim, o manejo alimentar se torna uma das tarefas mais importantes da granja, principalmente porque interfere no desenvolvimento das aves poedeiras e na rentabilidade do negócio”, explica Júlio Maria Ribeiro Pupa, médico veterinário e professor do Curso CPT Profissionalizante Criador de Galinha Poedeira.

Dieta balanceada e nutritiva


Na criação comercial de galinhas poedeiras, o avicultor fornece às aves cerca de 110 gramas de ração por dia. Os componentes da ração dependem da fase de criação para um suprimento alimentar adequado às necessidades nutricionais das poedeiras. Além disso, a quantidade de ração deve considerar as fases de criação: inicial, recria e produção. O objetivo é garantir às aves uma dieta balanceada sem aumentar os custos do produtor.

Programas alimentares e fases de criação


Na fase de crescimento, o avicultor deve disponibilizar às galinhas poedeiras ração à vontade para que ganhem vigor e se preparem para a fase de postura. Já na fase de produção, deve-se controlar a ração fornecida às poedeiras para evitar que elas engordem muito. Vale lembrar que galinhas poedeiras excessivamente gordas reduzem a sua vida produtiva. Daí a importância da moderação da dieta.

Normalmente, a ração das galinhas poedeiras é constituída de farelo de soja (fonte de aminoácidos, energia e proteína), milho (fonte de energia e proteína/grão rico em cálcio e fósforo), calcário (rico em cálcio), fosfato biocálcico (rico em cálcio e fósforo), além de óleos, vitaminas e minerais.

São três os programas alimentares a serem seguidos pelo avicultor na criação de galinhas poedeiras: programa para a fase inicial, programa para a fase de recria e programa para a fase de produção. A quantidade de ração e as proporções de nutrientes devem ser prescritas por profissional especializado.

Programa alimentar para poedeiras (fase inicial):

->2.900 kcal de energia metabolizável por kg de ração;
->20% de proteína bruta (média);
->0,45% de fósforo;
->0,85% de cálcio;
->0,35% de metionina;
->0,90% de lisina.

Programa alimentar para poedeiras (fase de recria):

->2.800 kcal de energia metabolizável por kg de ração;
->16% de proteína bruta (média);
->0,35% de fósforo;
->0,75% de cálcio;
->0,25% de metionina;
->0,70% de lisina.

Programa alimentar para poedeiras (fase de produção):

>3.000 kcal de energia metabolizável por kg de ração;
>21% de proteína bruta (média);
>1,18% de fósforo;
>3,61% de cálcio;
>0,65% de metionina;
>0,83% de lisina.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes.

Fonte: portalagropecuario.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Andréa Oliveira 08-11-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.