Ataque de cigarras no cafeeiro: como controlar

A cigarra é um inseto que fica no tronco do pé de café, podendo ser grande ou pequena

A cigarra é um inseto que fica no tronco do pé de café


A cigarra do café pode ser das grandes e também pequenas. As cigarras saem do solo deixando buracos perto do pé de café são mais encontradas no verão. A ninfa pode se aprofundar de 30 cm a 40 cm no solo.



Num ataque severo da cigarra pode-se encontrar cerca de trinta a quarenta ninfas atacando um mesmo pé, o que leva à morte da planta. Mas o que causa o ataque severo da cigarra é quando o café está com deficiência de nutrientes, plantado em monocultura e onde a terra se encontra pelada (sem cobertura vegetal).



Portanto, há mais de 90 anos que as cigarras atacam o cafeeiro, e continuarão a atacá-lo, já que elas são somente controladas, quimicamente, através da aplicação no solo de inseticidas sistêmicos granulados.



Até onde se sabe, jamais serão erradicadas dos nossos cafezais no Brasil. Assim, torna-se importante para os cafeicultores melhor conhecê-las para controlá-las racionalmente.



A cigarra tem inimigos naturais que são o passarinho, o sapo e o tatu. Eles ajudam muito no controle. Outra forma de prevenir a cigarra é manter a diversidade na lavoura e o equilíbrio nutricional da planta para ela ficar mais resistente.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Cafeicultura

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 16-05-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.