Como organizar o ambiente de trabalho com o Sistema 5S

Ao organizar o ambiente de trabalho com o Sistema 5S, as atividades fluem melhor e a produtividade aumenta

Como organizar o ambiente de trabalho com o Sistema 5S

Ao organizar o ambiente de trabalho com o Sistema 5S, as atividades fluem melhor e, consequentemente, a produtividade aumenta. Com essa prática oriental, o espaço se mantém organizado e limpo, o que otimiza o tempo em que as tarefas de rotina são realizadas. O termo “5S” representa 5 palavras japonesas: Seiri (descarte), Seiton (organização), Seisou (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (ordem mantida).

Seiri (descarte)


Primeiramente, observe o ambiente de trabalho para selecionar os materiais necessários e desnecessários. Para organizá-los, eles devem ser separados nos seguintes grupos: necessário e uso constante; necessário e uso ocasional; necessário e uso raro; desnecessário e com uso potencial; desnecessário e sem uso potencial. Os que se encaixarem nesse último grupo devem ser descartados (vendidos ou doados). Assim, além de liberar espaço, a busca por materiais torna-se mais fácil.

Seiton (organização)


Após descartar os itens em desuso, agora é o momento de organizar os que serão utilizados. Para isso, identifique tudo o que está dentro de caixas e gavetas. Aproveite para revisar os itens para identificar o que mais pode ser descartado. Em seguida, coloque cada item em linha reta para o máximo aproveitamento do espaço. Eles podem ser organizados em caixas, gavetas, nichos e prateleiras de fácil acesso. Lembre-se de que pastas e livros devem ser dispostos um ao lado do outro.

Seisou (limpeza)


Após a organização do espaço, o próximo passo é a limpeza do ambiente para torná-lo saudável. Essa prática deve ser rotineira para que materiais, ferramentas e equipamentos se mantenham limpos e em bom estado de conservação. Tente saber o porquê da sujeira e procure a melhor forma para que o ambiente jamais chegue a esse estado novamente. Se necessário, estabeleça algumas regras de organização e higiene para não apenas manter o espaço limpo, como também evitar desperdícios.

Seiketsu (higiene)


A próxima etapa é colocar as regras em prática para conservar a higiene do ambiente, dos materiais, das ferramentas e das máquinas. Todos que dividem o ambiente de trabalho devem cumprir as regras para que a limpeza melhore a saúde física e mental de quem nele trabalha. Crie padrões para que a sujeira nunca tome conta do local. Faça da limpeza e da organização uma rotina a ser seguida por todos.

Shitsuke (ordem mantida)


Para que os 5S sejam consolidados, é importante que o responsável pela prática participe de cada passo e saiba ouvir os envolvidos no processo. Nesse momento, as opiniões dos outros são de suma importância para que melhorias possam ser realizadas. Esta é a melhor estratégia para manter a ordem no ambiente de trabalho sem se sobrecarregar nem criar desavenças com ninguém. Ao fim, todos ficarão satisfeitos com os resultados.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Marceneiro

Manutenção de Bicicletas

Montagem e Manutenção de Computadores

Fonte: Aliança Empreendedora

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 11-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.