Dicas para impedir que as galinhas comam seus próprios ovos

Além da deficiência nutricional, as galinhas comem os próprios ovos por uma série de outros fatores, dentre eles, desconforto térmico

Dicas para impedir que as galinhas comam seus próprios ovos

Uma dieta pobre em nutrientes faz com que as galinhas poedeiras botem ovos frágeis e fáceis de quebrar. Quando em contato com esses ovos trincados e quebrados, mas ricos em proteínas e cálcio, essas galinhas passam a comê-los, para suprir as deficiências nutricionais. Consequentemente, todo o galinheiro começa a comer os ovos, o que agrava ainda mais a situação e gera prejuízos ao avicultor.

“Além da deficiência nutricional, as galinhas comem os próprios ovos por uma série de outros fatores, dentre eles, desconforto térmico. Daí a necessidade de se garantir às aves conforto e bem-estar animal, para não comprometer a produtividade do aviário nem criar hábitos como esse”, afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos.

Para impedir que as galinhas comam seus próprios ovos, siga as dicas abaixo:

Forneça ração com cálcio e proteína


Fornecer ração com cálcio e proteínas é uma alternativa para suplementar a dieta das galinhas poedeiras. Para isso, basta adicionar farinha de casca de ostra e calcário segundo orientações de zootécnicos. Outra opção mais econômica é triturar finamente as cascas de ovos até transformá-las em farinha. Deve-se proceder a essa suplementação de cálcio em especial nos dias mais quentes.

Além do cálcio deve ser adicionada à ração 16% de proteína (ou mais). As galinhas devem ser alimentadas à tarde, para que o cálcio esteja disponível em seu intestino à noite. Com isso, ele se deposita na casca dos ovos e não na medula óssea da ave. Agua limpa e fresca também deve ficar sempre disponível às aves.

Instale o galinheiro em locais calmos e aumente as coletas


Instalar o galinheiro em locais calmos é uma forma de evitar que as galinhas estressem. Outros fatores estressantes para as aves são a luminosidade contínua no aviário e a falta de ventilação, que causa desconforto térmico às aves. Galinhas criadas nessas condições certamente comerão os seus próprios ovos.

Em relação às coletas dos ovos, elas devem ser realizadas, com mais frequência, e durante o dia, de modo a não permitir que os ovos permaneçam nos ninhos. Sem falar que se evitam outros problemas, como ovos pisoteados, trincados ou quebrados.

Respeite a densidade das aves por m² e coloque palha nos ninhos


Da mesma forma, é fundamental respeitar a densidade de aves por m². Mesmo porque aviários superlotados causam grande desconforto às aves, o que as levam ao estresse. Geralmente, recomenda-se 31 cm x 31 cm para cada quatro galinhas. Com conforto e bem-estar, elas não mais comerão os seus próprios ovos.

Outra medida a ser tomada, para evitar a quebra dos ovos e consequente bicagem dos ovos, é com o acréscimo de um palmo (ou mais) de palha nos ninhos. Com isso, os ovos deixarão de rolar para o piso. Como resultado, eles permanecerão intactos e prontos para a comercialização.

Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos

Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Galinhas Poedeiras Cria e Recria

Fontes: Globo Rural, WikiHow e CPT Softwares.

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-08-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.