Miniguia para plantar pimenta vermelha

A pimenta vermelha, em especial a malagueta, é uma das mais produzidas e consumidas no Brasil devido à grande demanda no mercado interno

Miniguia para plantar pimenta vermelha

Além de ser utilizada como condimento nos mais variados pratos, até mesmo doces, a pimenta vermelha (Capsicum) tem conquistado o mercado de plantas ornamentais. O contraste do vermelho vibrante da pimenta com as folhas verde-escuras torna a pimenteira uma bela planta quando em vasos e jardineiras para decoração de ambientes. Inclusive, por seus vários tons, que mudam, ao longo da maturação, do laranja claro ao vermelho intenso.

“Atualmente, há uma gama enorme de variedades de pimenta, com tamanhos, formatos, cores e diferentes graus de ardência. Entretanto, a pimenta vermelha, em especial a malagueta, é uma das mais produzidas e consumidas no Brasil devido à grande demanda no mercado interno”, explica Roseane Mendonça de Figueiredo, Mestra em Ciências e Tecnologia de Alimentos e professora do Curso CPT Profissionalizante de Produtor de Pimenta.

Escolha das variedades


No Brasil, a pimenta malagueta e a dedo-de-moça são umas das mais cultivadas com fins culinários. Já para ornamentação, as variedades pirâmide e gion red são as preferidas. Para um plantio de pimenta bem-sucedido, recomenda-se a escolha de variedades resistentes a pragas e doenças da pimenteira.

Clima e solo para cultivo


Regiões com temperaturas mais altas são ideais para cultivar pimenta. Por outro lado, regiões com temperaturas baixas e ocorrências de geadas não são propícias à pimenteira. Quanto aos solos, os mais adequados para plantar pimenta são os que apresentam boa drenagem, alta fertilidade, além de serem leves e profundos.

Dicas de plantio


Para o plantio de pimenta tradicional, devem ser feitos sulcos com largura, entre 30 e 40 centímetros, e profundidade entre 20 e 25 centímetros. O espaçamento entre plantas deve respeitar a distância de 80 centímetros. Se a opção for por plantio em covas, os tamanhos variam conforme as embalagens da muda. Entretanto, pode-se adotar a medida de 20 x 20 x 20 centímetros. No plantio em vasos, deve-se preferir mudas de produtores renomados.

Momento do transplante


Quando surgirem cinco folhinhas nas mudas, o que ocorre normalmente aos dez centímetros de altura da planta, deve-se proceder ao transplante em local definitivo. Para não danificar as raízes das mudas da pimenteira, deve-se ter cuidado no momento de retirá-las das bandejas ou dos saquinhos.

Podas de rebrote


Para estimular a rebrota das pimenteiras e aumentar a produtividade das plantas, devem-se realizar podas, após o período de frutificação, assim que terminar a produção de pimentas.

Época da colheita


Conforme a variedade de pimenta escolhida, a adubação realizada e a temperatura média da região, as pimenteiras são capazes de produzir meses seguidos. Entretanto, a época da colheita de pimentas ocorre cerca de 50 dias após a floração.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Produtor de Pimenta

Produtor de Frutas e Vegetais Desidratados

Cogumelos Comestíveis

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-10-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.