Principais variedades de cebola cultivadas no Brasil

A cebola é uma das hortaliças mais cultivadas e consumidas, com grande demanda no mercado nacional

Principais variedades de cebola cultivadas no Brasil

A cebola (Allium cepa) é uma das hortaliças mais cultivadas e consumidas, com grande demanda no mercado nacional. Ela pode ser consumida processada (desidratada) ou in natura, principalmente as variedades de cebola sem ardor. “Existem variedades de cebola precoces, intermediárias e tardias. Cada uma com características próprias, mas todas igualmente nutritivas”, afirma João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Profissionalizante de Horticultor.

1. Variedades de cebola tardias, intermediárias e precoces

Variedades tardias


As variedades de cebola tardias apresentam ciclo longo, que pode se estender por 8 meses. Além disso, elas requerem fotoperíodo, acima de 13 horas, para se desenvolverem adequadamente. Uma de suas maiores vantagens é a capacidade de resistir à queima-de-alternaria. Sua cor é escura e seu sabor intenso. Sem falar da sua longa durabilidade.

Variedades intermediárias


As variedades de cebola intermediárias apresentam ciclo mediano, que pode se estender por 6 meses. Além disso, elas requerem fotoperíodo, em torno de 13 horas, para se desenvolverem de forma adequada. Quando comparadas às variedades tardias, as intermediárias apresentam resistência mediana à queima-de-alternaria. Sua cor é mais acentuada e seu ardor mais intenso. Fora a sua boa durabilidade.

Variedades precoces


As variedades de cebola precoce apresentam ciclo curto, que pode se estender ao longo de 4 meses. Além disso, elas requerem fotoperíodo, de cerca de 13 horas, para se desenvolverem satisfatoriamente. Sua cor é mais clara e seu sabor bastante suave. Entretanto, as cebolas de ciclo precoce apresentam baixa durabilidade. Sem falar da sua maior vulnerabilidade à queima-de-alternaria.

2. Principais variedades de cebola cultivadas no Brasil

Variedade de cebola Diamantina


A variedade de cebola Diamantina apresenta bulbo globular uniforme, com cor amarela escura. Com boa precocidade, ela requer menor fotoperíodo, mas é mais produtiva em relação às demais variedades de cebola. Seu ciclo dura 140 dias e seu peso atinge 160 gramas em média.

Variedade de cebola Granex


A variedade de cebola Granex apresenta bulbo globular, com cor amarela clara, levemente amarronzada. Com boa precocidade, ela requer menor fotoperíodo, mas apresenta baixa durabilidade quando comparada às outras variedades de cebola. Uma de suas vantagens é a resistência à raiz rosada, causada pelo agente patógeno Pyrenochaeta terrestres. Seu ciclo dura 165 dias e seu peso chega a 150 gramas em média.

Variedade de cebola Ibiapaba


A variedade de cebola Ibiapaba apresenta bulbo uniforme, com cor roxa acentuada, o que lhe proporciona excelente apresentação. Trata-se de um híbrido vigoroso, com ciclo de 160 dias e peso entre 140 e 160 gramas em média.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Horticultor

Horticultor Orgânico

Irrigação

Fontes: Canal do Horticultor & Atividade Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 17-03-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.