Você, educador, deve ver a criança como um ser autônomo, que participa ativamente de seu desenvolvimento e processo de aprendizagem, deve entendê-la e respeitá-la em sua condição.
As crianças, desde bem pequenas, pensam sobre o mundo que as cerca e procuram compreendê-lo. Sendo assim, um trabalho intencional com as áreas de conhecimento, entre elas a matemática, contribui para que as crianças elaborem e sistematizem conhecimentos.
Porém, os educadores devem considerar as características próprias das crianças das diferentes faixas etárias, suas necessidades, suas prioridades e suas formas de conhecer o mundo.
A Matemática, através de jogos, brincadeiras, situações de contagens e resolução de problemas, surge como porta de entrada para novas competências e estratégias próprias do mundo escolar.
É função dos educadores introduzirem as crianças neste novo universo, criando formas de potencializar, contextualizar e significar essas experiências.
Você, educador, possui uma função importante que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes ideias matemáticas, que não sejam apenas numéricas, mas também referentes à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma prazerosa e que possam compreender a matemática como fator inserido na vida.
Conheça os Cursos CPT da Área Educação Infantil
Por Daniela Guimarães.