Por que usar aquecedor na avicultura?

Para os pintinhos, o ambiente quente é fundamental para a sobrevivência, eles devem ficar juntos e bem aquecidos

Por que usar aquecedor na avicultura?

Logo que chegam à granja os pintos são tratados com todo o cuidado, pois ainda são muito frágeis. Principalmente em relação ao calor, já que os pintos são animais pecilotérmicos, ou seja, não têm capacidade de regular a temperatura corporal própria, tendo a temperatura do corpo igual a do ambiente.

O aquecedor é um equipamento extremamente essencial para o aquecimento artificial das aves, principalmente nos primeiros dias de vida”, explica Marcelo Dias da Silva, Professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.

Como se sabe, os pintinhos quando nascem não têm o aparelho termorregulador desenvolvido, daí a necessidade de fornecer-lhes um ambiente agradável de conforto térmico para que possam manifestar todo o seu potencial genético de desempenho.

Existem aquecedores de diferentes tipos, a lenha, a gás, aquecedores elétricos, sendo as mais comuns, as campânulas a gás. Geralmente, são utilizadas na proporção de uma campânula por círculo de proteção, sendo suficiente para 500 pintinhos.

Uma ressalva é que pode ser utilizada lâmpada incandescente para o aquecimento das aves, entretanto, apesar de fornecerem boa iluminação, elas não fornecem bom aquecimento.


Recomendações

- Em regiões de inverno rigoroso, recomenda-se, além das campânulas do círculo de proteção, o uso de campânula à lenha para aquecer o ambiente.
- No inverno, manter o aquecimento nas horas mais frias até 15 a 20 dias de idade.
- No verão, as campânulas podem ser desligadas a partir da segunda semana de vida ou ligadas apenas nas horas mais frias.
- Verificar o controle da temperatura.
- Geralmente a campânula fica a uma altura de 60 cm da cama, no início da criação e vai sendo suspensa com o desenvolvimento das aves.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.

Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 31-10-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.