A babá é responsável pela educação da criança?

Educar vai além de ensinar uma conduta e passar conhecimentos. Cuidar e educar são tarefas que ocorrem juntas sempre

 A babá é responsável pela educação da criança?


A procura pelo serviço de babá começou com a entrada da mulher no mercado de trabalho e cresceu com o aumento das exigências do mercado, que intensificou a ausência dos pais. Com isso, a contratação de terceiros no cuidado dos filhos, em creches ou como babás é muito grande.

As babás são contratadas para cuidarem de bebês, crianças ou adolescentes (de 0 a 12 anos). Geralmente, são contratadas por famílias, mas podem trabalhar em casas de família, creches, escolas, orfanatos ou em outro lugar que demande o cuidado de crianças.

Com relação ao seu papel de educadora, diferentemente do que muitas pessoas pensam, essa é uma responsabilidade de suma importância que compete à babá.

Você educará a criança quando ensiná-la a cuidar de si mesma, a tratar os colegas e tratar você, a se comportar, quando ensiná-la conhecimentos de vida ou conteúdos referentes às tarefas da escola etc.

Sobre isso, destacamos que crianças e adultos passam por constante aprendizagem, mudança e reconstrução de conhecimentos adquiridos. Mas, para a criança, há diferenças; pois elas estão mais abertas, uma vez que são menos moldadas por conceitos já construídos, tendo um potencial criativo maior.

Além disso, elas estão em formação e têm muito o que aprender. O tempo todo, sem que você perceba você está ensinando alguma coisa à criança, mesmo que seja simplesmente por ela ver você agindo de certa forma e copiá-la.

Saiba que entre 1 e 2 anos as crianças criam hábitos que carregam para toda a vida! Por isso, devem construir desde essa idade bons hábitos para a alimentação saudável, a higiene pessoal, o sono regular etc. Sendo assim, o seu papel de educadora é fundamental.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 28-06-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.