Dê mais beleza ao seu jardim com o hemerocale

O hemerocale é uma planta ornamental que oferece uma grande diversidade de coloração de flores, sendo a mais comum a amarela

Dê mais beleza ao seu jardim com o hemerocale

Hemerocale é uma espécie ornamental que, devido à sua rusticidade, é considerada excepcional para paisagismo, pois possui resistência a períodos de seca, capacidade de adaptação a diferentes tipos de solos, climas e boa resistência a pragas e doenças.

Tradicionalmente, hemerocale é propagado vegetativamente por meio da divisão de touceira, proliferações (brotações da haste floral), cultura de tecido e indução de enraizamento de coroa.

Também pode ser propagado por sementes, porém esse é um processo lento e não gera indivíduos idênticos à planta-matriz. Essa forma de propagação é utilizada para gerar novos híbridos.

No Brasil, o hemerocale pode ser plantado durante o ano todo, no entanto, os períodos mais indicados são em outubro ou no final da florada.

É uma planta de pleno sol, porém adapta-se bem a meia sombra. Quanto ao solo, apresenta bom desenvolvimento em solos bem drenados com textura argilo-arenosa e bom teor de matéria orgânica, com pH na faixa de 5,5 a 7,0.

É uma espécie de fácil manejo e apesar de ser uma planta resistente, o controle de água é muito importante.

Tem sido cada vez mais utilizado em ajardinamento por causa de duas características positivas dessa planta: a diversidade de coloração das flores e a persistência da floração ao longo da maior parte do ano.

Outro fator importantíssimo é que se trata de uma planta perene, ou seja, uma vez plantada pode ser mantida no jardim por um período praticamente indefinido.

No que diz respeito ao florescimento, há três tipos de cultivares:

• diurno, com abertura a partir das 6 horas da manhã, permanecendo abertos durante as horas de exposição ao sol;
• noturno, com abertura das flores no fim do dia, durando o período da noite;
• estendido, quando a flor tem durabilidade acima de 16 horas, independentemente do horário de abertura da flor.

O mesmo cultivar pode florescer em diferentes períodos do ano, mesmo assim, existem épocas em que a floração é mais intensa. A luminosidade também interfere diretamente na florada, pois o número de flores por escapo é maior em plantas cultivadas em pleno sol (pelo menos seis horas diretas de sol/dia) do que as cultivadas à meia sombra (mínimo de duas horas de sol/dia).

Plantas expostas à luz artificial no período da noite têm a produção floral acelerada e alterada, produzindo flores constantemente, tanto no período diurno, quanto noturno.


Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 19-06-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.