Como garantir a qualidade das mercadorias do supermercado?

Não existe como melhorar a qualidade da matéria-prima; ela apenas poderá ser mantida quando técnicas e cuidados adequados são utilizados

Como garantir a qualidade das mercadorias do supermercado?

Para um supermercado, a boa qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores tem início na escolha dos fornecedores, e, por isso, essa é uma preocupação que o pessoal da administração do estabelecimento jamais poderá deixar de ter.

Ao mesmo tempo, os manipuladores são responsáveis por auxiliar na avaliação da qualidade da mercadoria que é entregue, uma vez que esses profissionais estão sempre em contato com as mercadorias e, por isso, têm muito mais condições de avaliar a qualidade das mesmas.

E para manter um produto com boa qualidade é preciso que este dê entrada no supermercado em excelentes padrões de qualidade, para, então, adotarem-se as técnicas de armazenamento, processamento e exposição compatíveis com as características do produto que serão capazes de mantê-lo saudável até ser levado pelo consumidor final.

Os produtos que chegam ao supermercado podem ser fornecidos diretamente pelos produtores, ou ser adquiridos a partir de um fornecedor intermediário.

Independente do sistema de abastecimento, o representante do supermercado deverá avaliar a qualidade dos produtos e exigir dos produtores ou dos fornecedores que os produtos sejam entregues dentro de critérios que visam preservar a qualidade dos mesmos.

Nesse sentido, o que deve ser feito é uma avaliação da mercadoria e dos processos de produção junto aos produtores e fornecedores, antes de fechar um contrato de fornecimento de mercadoria e, para isso, será preciso agendar uma visita aos fornecedores, visando conhecer os seus processos produtivos.

Nesse momento, o representante do supermercado deverá ser muito perspicaz, e observar minuciosamente todos os detalhes do processo de produção.

Lembre-se de que, agora, o supermercado que você representa será um cliente que pagará por um produto de boa qualidade, e, assim, terá todo o direito de exigir segurança naquilo que lhe será entregue.

Por isso, ao deixar as instalações do seu futuro fornecedor, você não poderá ter dúvidas de que os produtos que lhe serão fornecidos serão de boa qualidade.



Conheça os Cursos CPT da Área Segurança Alimentar
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 05-06-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.