O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que tem maior contato com os clientes. Na maioria das vezes, nesses estabelecimentos, o cliente só tem contato com o garçom. Portanto, a opinião que o cliente forma do estabelecimento está diretamente relacionada com o tratamento que recebeu do garçom.
É fundamental que o garçom tenha atitudes e comportamentos compatíveis com sua profissão, tornando-o capaz de atender bem a todos os tipos de pessoas que frequentam o estabelecimento.
Este profissional deve cultivar comportamentos e valores morais adequados e desenvolver uma série de habilidades para atender bem.
Para ser um bom profissional, o garçom deve desenvolver os seguintes comportamentos:
• Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”, “muito obrigado” etc.
• Ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes;
• Ser atencioso com os clientes;
• Ser paciente e tranquilo;
• Sorrir para os clientes;
• Ser honesto em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes;
• Ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes;
• Ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho;
• Não faltar ao trabalho, sem justificativas antecipadas e pertinentes;
• Ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados;
• Ter “jogo de cintura” para tratar as situações mais delicadas;
• Sugerir com sabedoria e saber aconselhar os clientes na escolha de um prato ou de uma bebida;
• Ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes;
• Saber trabalhar em equipe; e
• Ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.
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Por Daniela Guimarães.