Dicas práticas para adestrar o seu cão

O adestramento do cão o torna mais obediente e equilibrado, capaz de responder a comandos de forma alinhada e imediata

Dicas práticas para adestrar o seu cão

Segundo Andrês Sales Coelho, especialista em medicina veterinária comportamental e professor do Curso CPT Profissionalizante de Adestrador de Cães, o adestramento do cão o torna mais obediente e equilibrado. Além disso, potencializa sua capacidade de responder a comandos de forma alinhada e imediata. O ideal é que um profissional capacitado realize o treinamento para melhores resultados. Entretanto, algumas dicas práticas podem ajudá-lo a adestrar seu cão em casa.

Como reforçar o comportamento do cão?


A forma mais simples de reforçar o comportamento do cão é por meio de elogios e carinho. Sendo assim, quando ele responder bem a um comando, diga “muito bem” e alise seu pelo. Geralmente, os petiscos contribuem eficientemente no adestramento, como reforço positivo a uma resposta esperada pelo adestrador. Entretanto, a recompensa deve ser rápida para não distrair o pet. No caso do petisco, ele deve ser pequeno para ser rapidamente ingerido.

Como ensinar comandos básicos ao cão?

Comando: sente!


Aproxime-se do cão com o petisco na palma da mão e diga “sente”. A reação mais comum é o cão se sentar para cheirar o petisco. Nesse caso, permita que o pet coma o petisco enquanto você o elogia. Se o cachorro não se sentar, outra alternativa é levar a mão até a parte de posterior da cabeça do animal e dizer “sente”. Ao seguir o movimento da mão com o petisco, o cão tende a se sentar. Lembre-se de oferecer o petisco em respostas positivas ao comando.

Cães mais agitados perdem o foco facilmente e podem não atender a esse comando. Sendo assim, empurre levemente o peito do cão, enquanto pressiona a parte traseira, para que ele entenda que deve se sentar. Sempre fale “sente” repetidamente para ele associe o comando ao que deve ser feito.

Comando: fique!


Se o comando “sentar” foi bem assimilado pelo animal, agora é o momento de ensiná-lo a “ficar”. Se ele permanecer no lugar a seu comando, ofereça petiscos e diga como ele é um “bom garoto”. Assim que ele tentar se mover, fale “pare” com a palma da mão aberta em sua direção. Ao mesmo tempo, mova-se para trás sem deixar que o pet o acompanhe. Em seguida, diga fica”. Se o cão responder a esse comando, ofereça a ele um delicioso petisco.

Comando: deite!


Segure o petisco com os dedos e desça a mão até o chão diante do focinho do cão. O gesto fará com que o animal deite os cotovelos no chão. Esse é o momento de dizer “deite”. Se a resposta for positiva, não se esqueça de reforçar o comportamento com um petisco. Lembre-se de usar palavras-chave, como “muito bem” e “bom garoto”, para potencializar a resposta do animal até mesmo quando não houver petiscos.

Comando: dê a pata!


Com o petisco na mão fechada, permita que o cão cheire. Normalmente, para pegar o petisco, o animal leva a pata até a sua mão. Se ele fizer isso, faça elogios enquanto o premia com um irresistível petisco. Repita o processo, várias vezes, até que o cão responda bem a esse comando. Lembre-se de falar “dê a pata” para que o pet faça a associação. De todos os comandos, esse é um dos primeiros que o cão aprende.

Confira todos os Cursos CPT Profissionalizantes.

Fontes: love.doghero.com.br; catracalivre.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 24-09-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.