Principais doenças em caprinos

Inúmeras doenças podem causar a morte dos caprinos, podem ter índices de alta mortalidade e alta morbidade: as principais são as doenças bacterianas.

Inúmeras doenças podem causar a morte dos caprinos, podem ter índices de alta mortalidade e alta morbidade: as principais são as doenças bacterianas.


As doenças bacterianas de alta morbidade e de alta mortalidade em caprinos estão cada vez mais comuns. Esse artigo irá apresentar as doenças bacterianas mais prevalentes em animais jovens, assim como demonstrar as práticas de diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle das doenças dos caprinos.

Doenças de alta morbidade:


- conjuntivite: doença que afeta as estruturas oculares. O animal apresenta olho com bastante vermelhidão, lacrimejamento, diminuição do consumo de alimentos. Vários fatores podem ser predispostos, como as raças de mucosa clara; tempo seco, baixa umidade, poeira, ração farelada. Tratamento: separar o animal do rebanho; medicamentos em spray e controlar os fatores de risco.

- Linfadenite Caseosa: doença que causa aumento dos linfonodos, porém não tem cura, mesmo sendo tratado. Tratamento: drenagem do abscesso para evitar contaminação do ambiente, após isso, aplica-se um spray para prevenir surgimento de miíases.

- Diarréia: Doença que consiste nas fezes com consistência mais líquida e o animal fica mais apático, além disso, é mais comum em ruminantes recém-nascidos devido à presença de bactérias como Escherichia coli e Salmonella. Tratamento: iniciar fluidoterapia, uso parenteral de antimicrobianos.

- Broncopneumonia: Afeta os pulmões e outros órgãos respiratórios. O principal fator é clima: o ambiente úmido, grandes variações de temperatura e vento em excesso. Sinais clínicos: tosse, apatia, febre, pescoço estendido. Tratamento: antimicrobianos.

Doenças de alta mortalidade:


Clostridioses: "complexo de enfermidades que ocorrem de forma muito rápida e fatal, e é causado por bactérias do gênero Clostrídios. Essas bactérias têm capacidade de esporulação, e são encontradas nas fezes dos animais, no solo, entre outros.

E se divide em: Clostrídios invasores de tecidos e Clostrídios produtores de toxinas", explica a professora Magna Coroa Lima do curso Caprinocultura: Produção e Principais Doenças

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo: 


 



Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Anna Luiza Mariquito.

Anna Luiza Mariquito Resende 29-08-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.