Existem vantagens na desidratação de legumes?

A preocupação com a conservação do alimento acompanha o homem desde a Antiguidade. E a desidratação dos alimentos é uma ótima opção

Existem vantagens na desidratação de legumes?

No Brasil, a agroindústria é um dos segmentos mais dinâmicos da economia e responsável por uma parcela significativa das exportações. Dentro desse cenário, o investimento com desidratados é uma boa opção para quem deseja ter um negócio próprio.

Para que os vegetais desidratados atinjam suas reais finalidades, devem possuir características tais que permitam sua aceitação por parte dos consumidores, quer sejam donas de casa, indústrias alimentícias ou entidades institucionais.

A qualidade do vegetal desidratado é influenciada diretamente pela qualidade da matéria-prima utilizada, já que o alimento desidratado é o próprio produto natural somente com a água removida.

Os legumes e as hortaliças desidratadas apresentam as seguintes vantagens:



- Pesam somente cerca de 1/5 do peso original no caso de raízes vegetais e, 1/15 ou menos para o caso de folhas de tomates.


- O volume, especialmente se os produtos desidratados são comprimidos para embalagem, é muito menor do que em qualquer outra forma, portanto, devido ao reduzido peso e volume, menor quantidade de material de embalagem é necessário, por unidade do alimento.


- Os legumes e as hortaliças desidratados não necessitam de refrigeração durante o transporte ou armazenamento, como é o caso dos produtos frescos ou congelados.


- A desidratação permite a preservação, devido à diminuição no teor de água disponível, reduzindo a velocidade das reações químicas e o escurecimento não enzímico, bem como reduzindo o crescimento de microrganismos.


- O valor nutritivo dos legumes e hortaliças é pouco alterado pela desidratação.


- Outra vantagem significativa é a compatibilidade dos legumes desidratados com outros ingredientes nas misturas desidratadas, como, sopas, canjicões, cremes e muitos outros.


Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 15-05-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.