O hotel, como qualquer empreendimento de outra atividade, necessita, para manter-se de pé e competitivo, não apenas de uma estrutura técnico-administrativa, mas especialmente de um profissional que faça essa estrutura fluir através do exercício de sua capacidade de liderar pessoas e talentos. Essa pessoa, naturalmente, é aquela a quem é atribuído o cargo de Gerente Geral do Hotel.
“O gerente geral é o administrador do hotel, que coordena o trabalho de todos os outros gerentes, tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas”, explica Lairson Lopes Sena, Professor do Curso CPT Como Administrar Hotéis.
As principais responsabilidades do gerente geral são relacionadas a seguir:
• administrar e, ou orientar a administração de cada área funcional do hotel;
• comunicar aos proprietários e convencê-los da necessidade de investimento no hotel: contratação de mais funcionários, publicidade, compra ou reforma de móveis, instalações, equipamentos, decoração;
• administrar a marca (no caso de hotel franqueado), mantendo constante monitoramento dos padrões estabelecidos pela marca;
• atender, na medida dos interesses do hotel, às necessidades da comunidade onde está inserido: por exemplo, realizando eventos de interesse da administração do município, de entidades, eventos beneficentes, arrecadação de fundos etc.;
• liderar e orientar os gerentes que administram os diversos departamentos do hotel.
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Por Daniela Guimarães.