4 métodos de debicagem em galinhas poedeiras

A debicagem em galinhas poedeiras deve ser realizada por profissional com treinamento e experiência para tal

4 métodos de debicagem em galinhas poedeiras

A debicagem em galinhas poedeiras favorece o consumo de ração equilibrada, bem como impede a bicagem dos ovos e o canibalismo. Além disso, a prática melhora a performance produtiva das aves e lhes proporciona conforto e bem-estar. A escolha do método de debicagem depende do avicultor e deve ser realizado por profissional com treinamento e experiência para tal. Dessa forma, garante-se eficiência aos resultados e economia ao produtor.

1. Debicagem por desgaste natural do bico


O desgaste natural do bico das aves pode ocorrer com a utilização de elementos abrasivos nos comedouros. O método acelera um processo natural de desgaste pelo simples hábito que as galinhas têm de ciscar e bicar. Uma das principais vantagens dessa técnica é o bem-estar das aves, que não têm seus bicos cortados. Além disso, o manejo das galinhas se torna mais simples, sem a necessidade de um profissional para realizar a debicagem.

2. Debicagem por radiação infravermelha


O método de debicagem por radiação infravermelha é indicado para o primeiro dia de vida da ave. Por meio dele, o profissional expõe o bico das avezinhas à luz infravermelha, que age no tecido córneo do bico. Como resultado, a ponta do bico amolece e cai, gradualmente, em torno de 10 dias. Este é outro método, que garante o bem-estar das pintainhas, pois não utiliza cortes e lhes permite fácil adaptação ao novo tamanho dos bicos.

3. Debicagem em "V"


A debicagem em V utiliza um debicador, que corta transversalmente a ponta do bico da ave. O instrumento apresenta uma lâmina cujo centro apresenta forma em “V” (daí o nome). Uma das vantagens desse método é descartar uma segunda debicagem, que estressa as galinhas por causar dor principalmente devido à idade das aves.

4. Debicagem convencional por lâmina quente


O método convencional de debicagem por lâmina quente é o mais utilizado pelos avicultores. No procedimento, corta-se a ponta do bico da ave ao mesmo tempo em que a cauteriza. Entretanto, a técnica deve ser empregada em avezinhas com sete dias de vida. Se necessário, uma nova debicagem pode ser realizada nas aves com 12 dias de vida.

Dicas para debicagem por lâmina quente:


->Três dias antes e três depois da debicagem, as galinhas devem consumir ração com vitamina K, como preventivo de hemorragias;
->Todas as aves devem estar bem alimentadas e hidratadas. Portanto, devem ser disponibilizados bebedouros e comedouros à vontade;
->As aves não devem passar por estresse, nem antes nem depois do procedimento, para prevenir hemorragias e aberturas no corte dos bicos;
->A temperatura da lâmina deve permanecer entre 550°C e 750°C para uma cauterização correta do bico das galinhas;
->O procedimento deve ser realizado, no máximo, em 3 segundos;
->Para evitar infecções, tudo deve estar limpo e desinfetado.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Criador de Galinha Poedeira

Criador de Frango de Corte

Criador de Codornas

Fontes: Agroceres Multimix e Cursos CPT

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 21-08-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.